MARGARETE SCHERER é EMÍLIA

10SHAKESPEREANAS- CICLO de LEITURAS DRAMATIZADAS da OBRA de WILLIAM SHAKESPEARE - ação com entrada FRANQUEADA na DOAÇÃO de 1 LIVRO, é antes mais nada "bardolatria"(devoção a OBRA de SHAKESPEARE) à linguagem de Shakespeare, rica e criadora que contém todos os elementos anglo-saxônicos e latinos da língua inglesa. Quanto mais nos aproximamos e refletimos sobre sua obra, maior a certeza de que a reação certa é admiração e o encantamento. Fazer tal afirmação de maneira mais tímida seria incorrer numa leitura errônea e reducionista a obra shakespeariana. Aos que relutam em admitir mergulhar no universo de Shakespeare, devemos advertir que formam coro fúnebre a morte das letras. Muito principalmente aos "escritores" de ocasião que ceifam a língua num despropósito à  literatura.    
 Em Otelo existe o predomínio do tempo psicológico. Isso ocorre devido aos vários monólogos existentes na peça. Esse recurso era muito usado no teatro para revelar o que os personagens estavam pensando. A maioria dos monólogos da obra Otelo é feita por Iago que nos revela toda a interioridade de sua alma tenebrosa. Quando isso ocorre quebra a cronologia do tempo cuja passagem é marcada pela fala dos personagens e, como isso é feito de forma muito sutil, por vezes difícil identificá-lo.


Emília - mulher de Iago e serviçal de Desdêmona. A princípio sua participação na peça é discreta, mas no final ganha importância. Em nome da honra de sua senhora ela enfrenta o marido, revelando a Otelo que Iago o estava enganando.
MARGARETE SCHERER retorna e retoma a cena teatral no projeto 10SHAKESPEREANAS. 
Seja muito bem vinda. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A AMA DE JULIETA- 10Shakespeareanas em Dois Irmãos/RS

AS 10SHAKESPEAREANAS E OS ASTROS

ROMEU e JULIETA em RESUMO- O ELENCO