10SHAKESPEREANAS- OTHELO, O Mouro de Veneza

10SHAKESPEREANAS-Ciclo de Leituras Dramatizadas da Obra de William Shakespeare
apresentam a obra OTHELO- O mouro de Veneza.

Toda a história gira em torno da traição e da inveja. Inicia-se com Iago, alferes de Otelo, tramando com Rodrigo uma forma de contar a Brabâncio, rico senador de Veneza, que sua filha, a gentil Desdêmona, tinha se casado com Otelo. Iago queria vingar-se do general Otelo porque ele promoveu Cássio, jovem soldado florentino e grande intermediário nas relações entre Otelo e Desdêmona, ao posto de tenente. Esse ato deixou Iago muito ofendido, uma vez que acreditava que as promoções deveriam ser obtidas "pelos velhos meios em que herdava sempre o segundo posto o primeiro" e não por amizades.

"Podes ficar tranquilo! Só continuo sob às ordens dele para servir meus propósitos a seu respeito. Nem todos podem ser senhores, nem todos podem ser fielmente  seguidos. Observarás muitos destes tolos, obedientes e submissos, que,  adorando sua obsequiosa servidão, empregam o próprio tempo exatamente como se fossem o burro do próprio dono, somente pela ração e quando ficam velhos, são enxotados. Chicote nesses patifes honestos! Há outros que, afetando observar escrupulosamente as formas e visagens da obediência e servindo seus amos, guardam nos corações a preocupação de si mesmos, só dando aos seus senhores a aparência do próprio zelo, lucrando com seus negócios e enchida a bolsa, prestam homenagem a si mesmos. Esses camaradas tem certa inteligência, e a semelhante categoria confesso pertencer. Tão certo quanto é Rodrigo, se eu fosse o mouro, não gostaria de ser Iago. 
Servindo-o, estou servindo a mim mesmo. O céu é testemunha; não sinto respeito, nem obediência pelo mouro; mas se assim finjo, é para chegar a meus fins particulares. Se minha ação visível é revelar o ato e a ideia íntimos de minha alma com uma demonstração exterior, em breve carregarei meu coração em minha mão, para que os pombos possam bicá-lo. Não sou o que sou"!
                                                                                                OTHELO- Iago  ATO I- CENA I 

Photo: Dominic West as Iago and Clarke Peters as Othello in theCrucible Theatre, Sheffield's 2011 production of "Othello." (Credit: Donald Cooper)
                                                                                                                   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A AMA DE JULIETA- 10Shakespeareanas em Dois Irmãos/RS

AS 10SHAKESPEAREANAS E OS ASTROS

ROMEU e JULIETA em RESUMO- O ELENCO