RECLAMES DE PESAR- 
a tragédia irônica
de JOEL GARCIA


"O objeto cênico não está na condição de simples adereço decorativo.
Há uma razão para sua presença em cena..."
Joel Garcia

O ANEL

A forma circular de um anel encerra um precioso significado simbólico de continuidade e totalidade. O círculo constitui a figura geométrica perfeita por excelência (para os ocultistas representa “Ouroborus”, a serpente que morde a sua própria cauda), porque não tem princípio nem fim, e porque cada ponto da sua circunferência é equidistante do centro. Antes da banalização do uso deste artefato, o anel representa um adorno carregado de simbolismo, particularmente relacionado com a suave mensagem de laço e aliança. O conceito cênico também se confunde com a ideia de submissão e escravatura, com as cadeias de anéis que mantêm aprisionados a sentimentos.
Visto o grande número de significados que as diferentes culturas dão ao anel, no momento em que é traduzido para outro sistema de signos, tal objeto pode adquirir valores diversos.
Eternidade, plenitude, amor e ligação, estes são mais ou menos os significados que a tradição “oniromântica” atribui à imagem do anel. Promessa de amor e fidelidade. O augúrio sofre entretanto algumas variações relacionadas com o formato e material de que é feito. Por exemplo, os antigos atribuíam ao anel adornado por pedras preciosas um significado positivo e, em contrapartida, aos desprovidos delas, sinal de inveja infrutífera.
No espetáculo RECLAMES DE PESAR- a tragédia irônica, o anel adornado com a rosa negra e a pedra brilhante ao centro é a representação emocional/psicossocial da personagem. Uma amante sem escrúpulos em busca de um único objetivo.
Revela seus mais obscuros instintos de traição e vingança...

Veja mais: http://facebook.com/solucaocenica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A AMA DE JULIETA- 10Shakespeareanas em Dois Irmãos/RS

AS 10SHAKESPEAREANAS E OS ASTROS

ROMEU e JULIETA em RESUMO- O ELENCO