Passo à passo de um espetáculo...
A COMPLEXA SIMBOLOGIA DE CÓDIGOS E SIGNOS CÊNICOS em “RECLAMES DE PESAR”- a tragédia irônica- – do diretor JOEL GARCIA


A arte aos seus pés...


Estabelecer uma relação entre a mulher e o sapato é mais complexo do que permite nossa imaginação. Este ato está carregado de significados psicológicos e simbólicos e desvendar tal relação exige que tenhamos olhos bem abertos e a mente “escancarada” . Este artefato deixa de ser um item cujo significado é ligado à eficiência no andar, passando a ganhar um significado psicológico. Poderoso e assustador.
“Pulsão” é um estimulo aplicado à mente. Uma espécie de tensão constante que precisa ser liberada. Segundo Sigmund, o FREUD, essas “pulsões” estão diretamente relacionadas ao ego. E não são de ordem intelectual, mas sim de origem afetiva. Na teoria freudiana, o “primado da afetividade”: a ausência ou a impossibilidade de alcançar o objeto de desejo pode provocar um sentimento egoísta induzindo uma ligação com o objeto. Nesse caminho, chegamos à estética. Fruto da ascensão das “classes” o que implica em subjetividade, liberdade, juízos- entre muitos assombros filosóficos em se tratando do psicológico feminino- e assim, seguimos à arte afim de representar algo que seja próximo. Atração pelo belo e pelo inconsciente para processar e administrar o sentimento de angustia diante de sua obsessão.
Não diria possível, afirmar que o motivo que leva a mulher à compulsão por sapatos seja um só, mas a causa é sempre a mesma: Uma fixação. 
No espetáculo RECLAMES DE PESAR- a tragédia irônica, os passos da personagem, revela traição e vingança...revela mais precisamente esta fixação onde o objeto e o objetivo, são meramente um detalhe ...
curta http://facebook.com/solucaocenica


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A AMA DE JULIETA- 10Shakespeareanas em Dois Irmãos/RS

AS 10SHAKESPEAREANAS E OS ASTROS

ROMEU e JULIETA em RESUMO- O ELENCO