IAGO, O GÊNIO DO MAL ...


O projeto 10SHAKESPEAREANAS- Ciclo de Leituras Dramatizadas da Obra de William Shakespeare apresenta em sessão gratuita a obra OTHELO, O MOURO DE VENEZA com concepção e direção de JOEL GARCIA poderá ser assistido em Porto Alegre.

- Faço aqui um breve resumo do personagem IAGO que será lido por CATARINA DOMENICI.
Abordando o personagem, consigo traçar uma panorâmica da genialidade de William Shakespeare muito bem assimilado e reproduzido pelo elenco que vos apresento

A falsidade e a corrupção permanecem em segredo. A dissimulação pérfida de Iago reina entre a aparência e a realidade. Mal é insondável e infinito e os personagens depravados invadem a cena como haviam invadido a Corte. Shakespeare assume a tragédia moral de sua época. Segundo Germaine Greer, professora de Literatura Inglesa na Universidade de Warwick, existe um elemento na tragédia de Shakespeare que ela chama de psicomaquia que é uma luta dentro da própria alma que pode ser externalizada de várias formas. O personagem é onipresente. Está em todos os lugares enganando a todos ao mesmo tempo. Para Otelo ele era tudo como um honesto soldado e de bom comportamento. A posição de Iago como porta-bandeira, tendo jurado morrer antes de permitir que as cores de Otelo sejam capturadas em batalha, atesta não apenas a confiança de Otelo, mas a fidelidade de Iago no passado. Paradoxalmente, a devoção quase religiosa por Otelo, um deus da guerra, por parte do fiel Iago, pode ser inferida como causadora da preterição. Iago diz; "Nunca mostro quem sou!" - mas Shakespeare deixa o espectador conhecê-lo a fundo. Ele ri às escondidas de suas maldades e tem o público como seu confidente. Acena e pisca o olho para a platéia com seu olhar matreiro, querendo atrair o público com sua esperteza. Só nós os espectadores conhecemos as intenções de suas maquinações e sua importância é tanta que Shakespeare não sentiu necessidade de revisar o personagem de Iago, perfeição do mal e gênio do ódio. Não há dúvida quanto à centralidade de Iago na peça: a ele são atribuídos oito solilóquios, a Otelo apenas três.
A tragédia de Otelo é, precisamente o espetáculo de Iago.


Catarina Domenici é IAGO


Andreia Pereira é DESDÊMONA e Omar Buede, MIGUEL CÁSSIO

Maria Helena Ramalho é EMÍLIA

Claudinei Maciel é OTHELO

Karen de Felix é RODRIGO


QUANDO: 18 de AGOSTO - 19h
 

ONDE: Biblioteca Pública do Estado do RS
ENTRADA GRATUITA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A AMA DE JULIETA- 10Shakespeareanas em Dois Irmãos/RS

AS 10SHAKESPEAREANAS E OS ASTROS

ROMEU e JULIETA em RESUMO- O ELENCO