ROMEU e JULIETA em RESUMO- O ELENCO
Tudo começa em Verona onde duas poderosas famílias eram inimigas de morte. Capuletos de um lado, e Montecchios de outro, viviam esses em constante Guerra, do senhor ao menor dos servidores. Cansado dessas querelas que prejudicavam a vida dos habitantes da cidade, Escalo, Príncipe de Verona, declara que qualquer atentado ao sossego e à paz seria punido com a morte do ofensor. Vivendo abismado em seu amor pela jovem Rosalina, Romeu filho de Montecchio, vai aconselhar-se com seu parente Benvólio, o qual acha que ele deve procurar esquecer o objeto de seus amores e, para isto deveria ir Escondido por uma mascara ao baile dos Capuletos. Romeu assim o faz.
ÉLLEN BIANCA Kuhn é ROMEU |
Tendo conseguido penetrar na casa dos inimigos de sua família, lá se vê logo atraído por uma jovem de extrema formosura e sabendo tratar-se filha de Capuleto, sente-se desapontado pensando na inutilidade de sua nova paixão.
MARIA ALLES é a jovem JULIETA |
Entretanto, Julieta agenda mesma maneiro que Romeu, pergunta pelo nome do jovem por quem também se sente logo atraída e fica sabendo tartar-se dea laguém inimigo de sua família, com o qual seu pai nunca a deixaria casar-se. Enquanto isto ocorria. Teobaldo, da família dos Capuletos, reconhece Romeu, mas impedido de fazer qualquer dano ao intruso pelo velho Capuleto que, respeitador das leis da hospitalidade, não lhes permite desprestigiá-las. Conseguindo penetrar nos jardins dos Capuletos, o apaixonado Romeu ouve a confissão de Julieta, que , não podendo faze-la pessoalmente ao seu amado, conta às estrelas sua paixão.. Romeu revela sua presença a Julieta e, dominados pela paixão, resolvem se casar. No dia seguinte, na cela de Frei Lourenço, é realizado o enlace, pois o franciscano, amigo de Romeu, pensa que com aquela cerimônia poderia trazer a paz para as duas famílias.
HANNA ROMMEL é a AMA |
De volta da cerimônia, Romeu encontra seus
amigos, Benvólio e Mercúcio, em briga com Teobaldo que estava à procura de
Romeu para tomar-lhe satisfação pela sua ingerência no baile. Imediatamente,
Teobaldo desafia Romeu que não responde a provocação, lembrando-se que estava
na presença de um parente de sua esposa secreta. Mercúcio entretanto, que não
pode compreender a causa da fraqueza de Romeu, aceita o desafio e, enquanto
Romeu e Teobaldo procuravam apartar os dois contendores, Mercúcio é morto, o
que faz com que Romeu mate também Teobaldo. O príncipe bane o infrator da lei,
que se refugia na cela de Frei Lourenço, onde recebe um anel de Julieta com o
aviso de que a fosse ver naquela noite. Romeu assim o faz e, com o nascer da
aurora, foge par Mântua. Os pais de Julieta, vendo a aflição da jovem, pensam
tratar-se de dor pela morte do primo e resolvem casá-la com Páris, primo do
Príncipe Escalo.
Julieta em desespero, procura Frei Lourenço que a aconselha fingir a aceitar o casamento e lhe dá um remédio com o qual, depois de tomá-lo, pareceria morta, sua família acreditando realmente que ela tivesse falecido, a colocaria no túmulo dos Capuletos, onde Romeu iria encontrá-la. Julieta aceita o plano de Frei Lourenço e tudo acontece como for a previsto. Toma o remédio, cai em estado de letargia e os Capuletos, acreditando que estava morta, promovem o enterro da jovem. Mas a carta de Frei Lourenço relatando o plano não chega ao seu ao destino.
Romeu sabe da morte de Julieta por outra fonte. Desesperado, resolve arriscar a vida. Compra um mortal veneno a um farmacêutico e volta para Verona. Chegando ao túmulo dos Capuletos, encontra-se com Páris que lá coloca flores no túmulo de sua noiva. Nova luta e Romeu mata Páris. Entrando na sepultura, Romeu bebo veneno que trouxera e morre diante do corpo de Julieta, a quem julga morta. Quando Frei Lourenço chega e acorda Julieta, ela vê horrorizada o seu esposo morto. Apanhando a adaga, suja de sangue, que Romeu deixara caída no chão, ela se mata com a arma do seu amado. Entram as duas famílias e Frei Lourenço relata o sacrifício dos dois amantes em razão do ódio existente entre as duas famílias. Arrependidos, apertam as mãos jurando esquecerem para sempre as diferenças existentes entre as duas casas.
#10SHAKESPEAREANAS- Ciclo de Leituras Dramatizadas da Obra de William Shakespeare
ROMEU E JULIETA- 18 de MAIO- 19:30hs
ENTRADA FRANQUEADA na DOAÇÃO de 1 LIVRO
Espaço Cultural Antiga Matriz de Sâo Miguel-DOIS IRMÃOS/RS
Comentários
Postar um comentário